As melhores lojas de departamento de Paris – Guia completo de Paris

Todas as vezes que visitei Paris, me deparei com a seguinte pergunta: o que comer em Paris? Talvez, para os aficcionados pela gastronomia francesa essa seja uma resposta mais do que simples. Mas, para mim, brasileira que preciso de um arroz e feijao mais do que de um macarron, essa resposta nao era muito obvia.

Periodo entre as liquidacoes de Paris: “Les Promotions”: A luz da atual crise economica, o governo frances tem relaxado as regras e permitindo que as lojas realizem liquidacoes em Paris nao oficiais entre os periodos regulamentados habituais. Nao ha como saber quando isso vai acontecer, mas fique atento aos letreiros nas lojas que indicam “Promotion” (promocao) ou “Vente de exception” (vendas excepcionais) nas vitrines.

Este mercado e considerado um dos monumentos historicos de Paris. No coracao do Marais, o Marche des Enfants Rouges leva o nome do orfanato que costumava ocupar o local. Este autentico mercado parisiense e cheio de cor e sabor. O que diferencia esse mercado para mim e poder experimentar pratos da gastronomia francesa e internacional. Voce vai encontrar comida japonesa, chinesa, creole, marroquina e por ai vai. A comida vendida nas barraquinhas e deliciosa e com preco muito em conta. Voce pode comer la mesmo ou levar para viagem e comer no hotel ou apartamento. Da pra montar um pequeno pequenique e levar para comer na Place des Vosges que fica bem perto dali. Eu adoro esse mercado, e sempre que vou a Paris, nao deixo de visitar!

Esse monumento fica fora de Paris, mas a sua historia faz com que seja um dos monumentos mais visitados da regiao, considerado como uma visita obrigatoria para quem passa pela capital. O Castelo, construido a partir de 1623 (sob Luis XIII, ate entao uma pequena cabana de caca), e um dos monumentos mais visitados da regiao. Lar de muitos reis da Franca, de Luis XIII a Luis XVI, o local e uma das mais belas testemunhas da historia pre e pos-Revolucao Francesa. Para a visita a Versailles, se voce nao quiser passar metade do seu dia em uma longuissima fila, e imprescindivel ja levar seu ingresso. Hotel bem localizado em Paris: Quartier Latin e Saint Germain des Pres.

Sua comida nem sempre precisa ser cozida para ficar deliciosa. Carne crua, um ovo e outros ingredientes sao misturados para fazer este prato iconico. Esse e um daqueles pratos controversos. Uns amam, e para outros nem pensar. Eu sou da turma do nem pensar. Mas, nao poderia deixar fora da lista algo tao tradicional da culinaria francesa. Se posso dizer algo a seu favor, tenho certeza de que a carne utilizada sera da melhor qualidade. O que vai garantir um prato ainda mais saboroso para aqueles que apreciam o Steak Tartare. Se voce quiser um lugar confiavel para voce comer em Paris a sua carne crua, eu indico o restaurante La Rotonde. Ele serve um dos melhores Steak Tartare para voce comer em Paris.

Localizado no MotorVillage (um famoso showroom de carros italianos), o NoLita e um restaurante chique e que talvez seja um dos restaurantes mais romanticos de Paris. Em frente os Champs-Elysees e tambem tem vista para a Torre Eiffel. O interior e decorado em preto e branco, que lhe da uma vibracao minimalista e moderna, perfeita para uma refeicao romantica.

Esta loja de vinhos em Paris e famosa por sua equipe simpatica e apaixonada, que esta pronta para lhe oferecer as melhores dicas para escolher seu vinho frances. Uma grande variedade cuidadosamente selecionada de produtores locais para os Grand Cru de Bordeaux, Borgonha, Cote du Rhone, Longuedoc-Roussillon e muitos outros. Na La Cave Senat voce encontrara sessoes de degustacao todos os sabados. Eles tem 4 lojas em Paris, uma delas fica bem proximo ao Jardim de Luxemburgo. Voce pode pegar sua garrafa de vinho e ja ir fazer seu picnic por la! Confira mais no site da La Cave du Senat.

BHV MARAIS, Esta enorme loja de departamentos fica ao lado do Hotel de Ville (a bela prefeitura de Paris) no 4 arrondissement, perto do rio Sena e da Place Dauphine. O porao da BHV e famoso por sua loja de ferragens, com todo tipo de artigos do tipo “faca voce mesmo”, incluindo sacos de rolhas para fazer seu vinho e telas para para manter pombos longe das grades. Mas alem de casa de faz tudo, no BHV voce tambem encontrara artigos de moda e beleza. Algumas das marcas de perfume mais exclusivas voce so vai encontrar por aqui. Um otimo lugar para fazer as suas compras em Paris.

Encontrar um hotel barato em Paris e possivel. Quando se planeja uma viagem para Paris os custos de passagem aerea e hotel sao os que mais pesam. Aperta daqui, aperta dali, nem sempre se consegue cortar o custo na passagem aerea, entao acaba sobrando tentar pagar menos na hospedagem. Nao e tarefa das mais faceis encontrar um hotel barato em Paris, mas da para encontrar um hotel que caiba no bolso. Tudo vai depender do que voce esta diposto a abrir mao na sua viagem.

O Ibis Paris Tour Eiffel tem mais de 500 quartos de varios tipos diferentes, incluindo quartos standard e superiores com camas de solteiro ou de casal. O hotel tambem oferece suites familiares e dispoe de bar de champanhe, bar de vinhos e bar de comida de rua. Se voce quer a vista para a Torre Eiffel, precisa reservar o quarto tipo padrao (standard) com vista para a Torre. Dos 500 quartos do hotel, apenas 26 tem vista. Outro fator importante, trata-se de um IBIS, um hotel budget. Pode-se esperar o padrao IBIS na limpeza, atendimento, porem nao sera um hotel luxuoso. O tamanho dos quartos atende ao que se pode esperar de Paris, ou seja, pequenos!

Saint-Germain-des-Pres esta fortemente associado a poesia e a literatura gracas aos grandes autores do seculo passado, que adoravam escrever enquanto bebiam absinto na vizinhanca. No Les Deux Magots, ou no Cafe de Flore voce sera servido no mesmo estilo do seculo passdo, onde os garcons ainda usam o mesmo uniforme de epoca. Juntamente com o distrito de Marais, este e o bairro mais moderno e elegante de Paris, onde brechos e grifes de moda estao por toda parte. Uma pechincha sempre pode ser encontrada em Saint Germain, entao fique de olho. Nao se intimide com as multidoes em algumas vielas tomando champanhe ou pelos cafes. Esta area incorpora perfeitamente o nome da “Cidade das Luz”, pois as ruas se iluminam quando a noite cai, e as pessoas celebram a vida com bom gosto e “savoir vivre” nesta area tipicamente parisiense.

A apenas 30 minutos ao sul de Paris fica o Parc de Sceaux (pronuncia-se “So”), um lindo e pouco conhecido chateau com imensos jardins. Projetado por le Notre, os jardins sao incrivelmente vastos, entao eu recomendo gastar um bom tempo la para realmente fazer justica a eles. O castelo e muito charmoso, decorado em tons pastel e vermelhos ricos com candelabros extravagantes que iluminam os quartos. A visita e especialmente agradavel na primavera, quando voce pode fazer um piquenique sob as cerejeiras em flor de cerejeira. Vale a visita.